Avisos / Notícias

[Tubo de Ensaio - Oficium Laboratório de Jornalismo ]

03/19/2003

PROMIC une universidade e comunidade na mesma voz

As rádios comunitárias entraram de vez no cenário mineiro. Espalharam-se pelas regiões mais carentes e se tornaram uma possibilidade para que a voz das periferias pudesse ser ouvida, principalmente pela própria comunidade que atende. Em conseqüência, surgiu uma demanda por diversas qualificações que faltavam aos fundadores e voluntários que conduziam as rádios. Essa demanda começou a chegar à UFMG e, entre um contato e outro, surgiu o PROMIC (Programa de apoio e capacitação das rádios comunitárias), com bolsistas financiados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), contando também com alguns bolsistas do PAD (Programa de Aprimoramento Discente).

O PROMIC é uma tentativa de integrar o conhecimento que a universidade produz à realidade das rádios comunitárias, capacitando tecnicamente e orientando o trabalho desenvolvido. Segundo o coordenador do programa e professor do departamento de comunicação social Valdir de Castro Oliveira, o próprio nome do programa está defasado, apesar da sigla já incorporar a idéia de mídia em geral, pois hoje os projetos de comunicação que partem das comunidades extrapolam a área de rádio, se estendendo também a jornais impressos e tvs. Ainda segundo Valdir de Castro, o PROMIC não é somente extensão, mas um programa integrado que envolve também ensino e pesquisa. Exemplos são os alunos do PAD, que desenvolvem estudos de caso, muitos já concluídos, em várias rádios, e os alunos não-bolsistas matriculados em alguns laboratórios e oficinas do curso de comunicação, que participam diretamente das atividades propostas pelo programa.

Criado há 3 anos, o PROMIC já realizou várias oficinas e participou da elaboração da programação de várias rádios e da TV Comunitária. Valdir de Castro calcula que o programa tenha atendido a cerca de 50 rádios comunitárias e capacitado entre 100 e 150 pessoas para atuarem nas mídias comunitárias em geral. Além disso, o programa atende a demandas sobre legislação e programação e estimula eventos, como seminários e palestras, que tenham intuito de discutir a atuação das mídias comunitárias.

Projetos

Entre os projetos e parcerias que o PROMIC já realizou destacam-se, segundo o coordenador, as oficinas realizadas para integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e para os catadores de papel da ASMARE (Associação dos Catadores de Papel de Belo Horizonte), ambas as organizações pretendem montar projetos de mídias comunitárias. As parcerias que se destacam são as com a Rádio Constelação, comandada por deficientes visuais, e com a InterFM de Brumadinho.

A aluna bolsista do PAD e estudante do curso de comunicação social, Erica Dutra Chiari, desenvolveu um estudo de caso sobre a Rádio Constelação e agora pretende atuar cobrindo as carências detectadas: "principalmente na área de jornalismo há muito deficiência, a rádio tocava música quase que a programação inteira", conta. Outra bolsista do PAD, Simone Ribeiro de Melo, também estudante de comunicação social, atua no município de Caparaó, ajudando em oficinas de qualificação, na Rádio Cidade e no jornal mensal Comunidade de Aprendizagem, feito em parceria com o Projeto de Educação Ambiental em Caparaó, financiado pela fundação canadense W. K. Kellogg e de iniciativa do Colégio Técnico da UFMG (Coltec). Para Simone o mais importante é que as demandas vêm da própria comunidade, não sendo. Portanto, somente iniciativas da universidade. "Achei muito válido a comunidade ter sentido necessidade de uma rádio, e de expandir, por exemplo, através do jornal", declara. Já os bolsistas da Proex, Augusto Amaral e Luiz Flavio Miranda Lima, atuam em todas as demandas que o PROMIC recebe, como produzir o programa Mídia em Pauta, veiculado pela TV comunitária e ajudar na programação de diversas rádios, pautando notícias e editando matérias.

Reconhecimento

O diretor da Rádio InterFM, Lecy Strada, diz que a parceria com o PROMIC foi muito importante para a cidade. Segundo ele, o programa produzido em conjunto com a universidade, "De olho na notícia", é o único veículo com jornalismo profissional em notícias locais em Brumadinho. Já Ivan Farias, da TV Comunitária, acredita que a parceria tem rendido bons frutos. "O programa ("Mídia em pauta", produzido em conjunto com o PROMIC) é muito importante porque faz uma reflexão necessária sobre a mídia; acho fundamental que a universidade faça parte desse debate", explica.

Thiago Muniz

03/19/2003 a 04/26/2003. Este Mural é de responsabilidade de:
Elton Antunes - Oficium Laboratório de Jornalismo - eantunes@fafich.ufmg.br